quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Resenha: O Extraordinário - R. J. Palacio

Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




August tem 10 anos e já está acostumado com a sua anomalia facial e com tudo o que acontece proveniente dela. Tenta ser um garoto normal, fanático por Star Wars e videogames, mas o problema é que a sociedade não o enxerga dessa maneira, principalmente quando falamos sobre pessoas que julgam primeiramente a cara e só depois o coração. Passam-se dez anos de sua vida onde todos da sua família o protegem do julgamento da sociedade até que sua mãe decide que está mais do que na hora de Auggie frequentar a escola, decisão que, de início, não agrada nem um pouco o protagonista.




"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas vissem e depois fingissem olhar para o outro lado."


Summer é uma garota que se aproxima quando os outros preferem ficar pelos cantos falando da aparência do garoto. Ela descobre que, apesar de Auggie ter uma autopiedade enorme, ele é bem divertido.


"Ri de novo. Ele era tão bem-humorado com relação a si mesmo. Essa era uma das coisas que eu mais gostava no Auggie." — Summer, amiga do August




A questão muda quando a narrativa vai para Via, sua irmã mais velha, pois podemos entender que não é só August quem sofre, mas toda uma família, inclusive a irmã que teve que aprender a suprimir seus próprios sofrimentos em favor do irmão.



“Mais gentil que o necessário” — repetiu. — Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza."


Lutando para superar o preconceito, Auggie se recusa a reagir com agressividade à toda a crueldade a sua volta. Ao invés disso, ele usa a gentileza e o bom caráter, mostrando assim a todos que ele é apenas um garoto comum, independente de sua aparência. E por essas qualidades e muitas outras, por sua capacidade de dar e receber afeição e conquistar os corações das pessoas.



"Toda pessoa deveria ser aplaudida em pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."




Em algum momento da vida, todos deveriam ler este livro. ‘Extraordinário’ é um convite à valorização e ao encantamento e, mesmo em meio a tantas dificuldades e ‘pedras pelo caminho’, mostra o quanto a vida deve ser vivida a plenos pulmões. É um daqueles livros que nos faz repensar em como estamos agindo. Sem dúvidas, vale muito a pena ser lido. É incrível ver a evolução de August e também das pessoas que o cercam no decorrer do livro. Uma história que além de entreter o leitor, é com certeza uma lição de vida para a sociedade. Extraordinário faz jus ao próprio título: é Incrivelmente Extraordinário!


"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." - August Pullman

 


Beijinhooos!!!



6 comentários:

  1. Livro mais perfeito que existe! Lindo, apaixonante e viciante.
    Se tornou meu favorito ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro! A história é muito bacana!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempo que quero ler este livro, mais a faculdade não deixa kkkk, todo mundo fala dele e eu estou curiosa,mais vou ler, tenho fé kkk
    Beijinhos =)
    http://doll-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já estou com vontade de ler esse livro a muuuito tempo, ele e As Vantagens de ser Invisível.... Mas enfim, adorei sua resenha, ficou muito boa! Parabéns pelo blog, beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiiii. Adorei a sua resenha :) , eu estou louca por esse livro. São tantas resenhas maravilhosas !!!! Assim que eu conseguir tempo (e dinheiro, hehheheh) vou dar uma conferida :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieee!
    Eu comprei esse livro e está na fila esperando minha leitura!
    Mas eu fico encantada com todas as resenhas q leio!
    Adorei a sua!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Olá, se você passou por aqui não deixe de comentar! Sua opnião é muito importante para mim, mas antes de comentar você deverá saber de algumas coisinhas:

♥ Faça comentários educados, comentários mal educados serão excluidos;

♥ Se quiser criticar faça criticas construtivas, respeito é bom e todo mundo gosta;

♥ Se eu não responder o seu comentário tenha certeza que li com muito carinho;

♥ Sinta-se a vontade para colocar o link do seu blog no comentário, mas comentários do tipo 'Segui, segue de volta?' não irei aceitar.

Volte sempre, estarei sempre pronta a te receber!

Beijos, Bia