segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Resenha: As Vantagens De Ser Invisível











Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano: 2007
Páginas: 223
Tradutor: Ryta Vinagre


Sinopse

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Página no Skoob

Charlie tem 15 anos, e é um garoto especial. A mente de Charlie, por motivos não tão bem explicados durante o livro, funciona de uma forma diferente. As Vantagens de ser Invisível apresenta escrita no formato de cartas que Charlie manda a um "DESTINATÁRIO SECRETO".



Estou escrevendo porque ela disse que você me ouviria e entenderia, e não tentou dormir com aquela pessoa naquela festa, embora pudesse ter feito isso. Parte 1, Pág. 12



Após a morte de seu único amigo de escola, Michael, Charlie passa por uma fase complicada de sua vida. Ele que já havia lidado, anteriormente, com a morte de uma pessoa próxima, sua Tia Helen (a quem Charlie amava muito), volta à uma situação de luto e para lidar com ela, lê livros, ouve músicas (no livro há diversas referências e dicas de livros e músicas reais) e, principalmente, busca novos amigos.

Nessa busca por novos amigos, Charlie conhece Patrick e sua meia-irmã Sam. E a partir de então, nosso protagonista começa a se envolver com drogas, álcool, sexo e, até, relações homossexuais.
Charlie, em suas cartas, fala abertamente de diversos assuntos tabus da sociedade com uma pureza e inocência que torna o livro leve, mesmo abordando temas complicados.
Sam me disse, quando estávamos pendurando os casacos, que o Bob era "doidão como um porra-louca". Eu tenho que contar isso, embora tenha um palavrão. Parte 1, Pág. 44







Ao desenrolar da estória ficamos cada vez mais ligadas à Charlie. Acompanhamos seu amor (de certa forma, proibido) por Sam, seus problemas em família, seu primeiro envolvimento amoroso e muitas outras situações que fazem com que seja impossível abandonar a leitura.

No começo, As Vantagens de ser Invisível pode ser um pouco difícil de compreender, devido aos devaneios constantes de Charlie, mas conforme as cartas avançam no tempo e a escrita dele começa a melhorar gradativamente, passamos a compreender melhor a forma com que ele se sente.
Com muitas referências a livros clássicos e que quero muito ler, eu acho que todo mundo merece ler um livro sensível como esse. Charlie é estranho, cativante e eu tive vontade de abraçá-lo em muitos momentos. Ri e fiquei pensando em muitas das situações que li em As vantagens de ser invisível. E ao terminar o livro só desejei que todos que me cercam que eu amo e gosto, possam ser felizes e algum dia possam dizer: “Eu me sinto infinito”.
Beijos da Bia *-*

8 comentários:

  1. Gostei da Resenha, ainda não li o livro,só vi o filme,mas quem sabe outra hora eu leio.

    visita meu blog?
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niina, Obrigada, Recomendo muito o livro, já o filme ainda não tive a oportunidade de assistir.
      Bjs

      Excluir
  2. Adorei sua resenha ^^
    Venho lhe convidar para participar do primeiro sorteio do meu blog, estamos sorteando um livro, e adoraria, quem sabe, ver a resenha dele aqui caso você ganhar! http://www.justacupcake1.blogspot.com.br/2013/09/como-prometido.html
    Espero que participe! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já gostaria mesmo era de ter a resenha de um de meus trabalhos aqui. o Difícil de ser escritor novato é que todos os blogs querem doação para poder resenhar o livro da gente. Infelizmente acaba se tornando muito caro e com isto o livro fica mesmo é encalhado. Se pelo menos aceitassem e-book, seria mais barato para o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso, Eu conversei com as outras Administradoras do blog e chegamos a conclusão que vamos te ajudar sim afinal nóis não sabemos o dia de amanhã não é?. Agenta aceita o E-book e fazemos a Resenha sem menor problema.
      Bjs

      Excluir
  4. Adoro o filme, quero ler o livro para avaliar os dois. Queria tanto ele com a capa original :/

    ResponderExcluir

Olá, se você passou por aqui não deixe de comentar! Sua opnião é muito importante para mim, mas antes de comentar você deverá saber de algumas coisinhas:

♥ Faça comentários educados, comentários mal educados serão excluidos;

♥ Se quiser criticar faça criticas construtivas, respeito é bom e todo mundo gosta;

♥ Se eu não responder o seu comentário tenha certeza que li com muito carinho;

♥ Sinta-se a vontade para colocar o link do seu blog no comentário, mas comentários do tipo 'Segui, segue de volta?' não irei aceitar.

Volte sempre, estarei sempre pronta a te receber!

Beijos, Bia