quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks



Título: Uma Longa Jornada.
Autor(a): Nicholas Sparks.
Editora: Arqueiro.
Nº de páginas: 368.
Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta Longa Jornada que é a vida.





Ira Levinson é um senhor de 91 anos, que, bastante debilitado, sofre um acidente de carro em uma rodovia e fica preso nas ferragens. Isso em pleno inverno com neve. Ao longo dos dias, ele sobrevive dentro do veículo que está em um barranco, longe dos olhos de quem transita pelo local. Para enfrentar esse momento, ele vê e conversa com sua esposa, Ruth, falecida há 9 anos. Durante esse período, os dois relembram momentos dos muitos anos vividos juntos. Esses momentos “junto” à esposa é o que dá forças a Ira para que lute pela própria vida enquanto espera por socorro.


"Não nasci para ficar só. Não sou bom nisso. Os anos que se seguiram à morte de Ruth foram marcados pelo tipo de silêncio desesperado que só os idosos conhecem. É um silêncio acentuado pela solidão e pela consciência de que os bons anos já ficaram para trás...”. Ira Levinson




Ira, após a morte de Ruth entra em profunda depressão e é resgatado ao receber um quadro com o rosto de Ruth pintado por um ex-aluno, uma criança cuja vida foi mudada graças à Professora Ruth que amava o que fazia e também o seus alunos. Assim, juntamente com a coleção inestimável de obras de arte adquirida por ele e por Ruth ao longo dos anos de casados, Ira renasce para a vida, agora sem a amada companheira e amiga. Ira tem uma tradição anual, para comemorar uma data especial só dele e de Ruth, viajar para o lugar especial deles e ler para ela uma carta escrita por ele. Ele se apaixonou pelas artes por ver sentimento e a expressão que cada pintura despertava em sua esposa, cada obra tinha valor sentimental e eram adquiridas única e exclusivamente por amor, fato que interferirá no destino que ele dará à valiosa coleção e afetará diretamente a vida de outras pessoas.


“Gostaria de ter talento para pintar o que sinto por você, porque minhas palavras sempre parecem inadequadas. Imagino usar vermelho para sua paixão e azul claro para sua bondade; verde-floresta para refletir a profundidade de nossa empatia e amarelo-vivo para nosso persistente otimismo. E ainda me pergunto: a paleta de um artista pode captar tudo que você significa para mim?” Ira Levinson





Encontramos nesta Longa Jornada o Cowboy Luke Collins que monta touros bravos e tem uma questão a ser resolvida com o touro de nome Monstrengo. Tudo que ele sabe aprendeu com o pai que se orgulhava dele, é um filho que dedica-se e admira muito a mãe Linda Collins, uma mulher inteligente, determinada que herdou a fazenda e usou a criatividade para transforma-la no que é. Luke é um caubói que passou por alguns momentos ruins em competições, mas que vê nesses campeonatos uma chance de ajudar sua mãe a continuar pagando as contas da fazenda. Linda se entristece e fica brava por Luke ainda continuar montando. Luke é reconhecido como o melhor cowboy e que por um motivo a ser descoberto com a leitura do livro ficou 18 meses fora das arenas. Tem como única preocupação juntar dinheiro o suficiente para salvar a fazenda de sua mãe e que está prestes a perdê-la.



Então em uma festa após um rodeio Luke presencia o assédio de um ex-namorado a uma garota que o rejeita, Luke como cavalheiro resolve defendê-la, é assim que ele conhece a estudante e bolsista de História da Arte, Sophia Danko, eles começam a conversar e nos encontros seguintes descobrem afinidades apesar das diferenças e expectativas de futuro. Ela é bastante apegada à família que mora em New Jersey. Apesar de morar em uma comunidade universitária e fazer parte de uma Irmandade, é diferente das outras meninas por ser mais pé no chão; uma romântica que rompeu o namoro de dois anos por ter sido traída três vezes por Brian, um playboy mimado que se acha o cara mais gostoso do campus. Luke e Sophia são de mundos diferentes, mas perceberam que na companhia um do outro são completos. A cada encontro se conheciam mais e um forte sentimento nascia, o que pegou ambos de surpresa, pois a vida da jovem resumia-se até então em terminar a faculdade e ambicionar bons estágios. Em dado momento, um golpe do destino faz com que os personagens tenham suas histórias interligadas, mudando suas vidas e refletindo num futuro que até então era inimaginável. Neste ponto, a história que aparentava ser previsível, toma um rumo totalmente inesperado.


“Você me fez feliz e me fez rir e, se pudesse fazer tudo de novo, não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos; as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais Longa Jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa” -Ira Levinson


Confesso que não esperava o que aconteceu no final, e fui surpreendida por toda a história. Mas o que fica por conta do toque surpreendente (característica de Sparks) é o desfecho e cruzamento das três histórias. Isso porque, como sempre, o autor consegue amarrar tudo de maneira a nos emocionar. E vale ressaltar que dia 30/08 fez um ano que eu participei da Sessão de Autógrafos ano passado com Nicholas Sparks, em sua vinda para Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e eu com todo meu esforço (digo isso porque houve um grande tumulto e falta de organização) consegui o meu autógrafo e uma linda foto ao lado do Nicholas.



E sim, esta foto acima é do meu Livro Autografado e toda vez que lembro isso me traz boas recordações daquele dia tão especial.



5 comentários:

  1. Esse livro é divino!
    Que sorte que você teve de poder conhecê-lo!

    http://virtualleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mt lindo a história do livro.
    https://umamaefashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei de romances, até conhecer as obras do Nicholas Sparks, já se tornou um dos meus autores preferidos!

    Beijos

    estilomissunshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. nossa seu blog e bem legal gostei seguindo segui o meu quem gosta obg http://yasmkes.blogspot.com/ retribuiu

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Eu também amo os livros do Nicholas Sparks, já li vários e ainda tenho muitos que quero ler.
    Uma Longa Jornada está na lista dos livros que eu ainda não li mas que quero muito ler!
    Os livros dele sempre trazem muita emoção e eu gosto muito disso. Espero gostar desse livro também.
    Deve ter sido um sonho tirar uma foto com ele e pegar o autografo, deve ter sido bem sofrido mas com certeza valeu a pena!

    Tá rolando sorteio de um livro dele no meu blog! Participa :D

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

Olá, se você passou por aqui não deixe de comentar! Sua opnião é muito importante para mim, mas antes de comentar você deverá saber de algumas coisinhas:

♥ Faça comentários educados, comentários mal educados serão excluidos;

♥ Se quiser criticar faça criticas construtivas, respeito é bom e todo mundo gosta;

♥ Se eu não responder o seu comentário tenha certeza que li com muito carinho;

♥ Sinta-se a vontade para colocar o link do seu blog no comentário, mas comentários do tipo 'Segui, segue de volta?' não irei aceitar.

Volte sempre, estarei sempre pronta a te receber!

Beijos, Bia