quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Resenha: O Diário de Anne Frank




Título: O Diário de Anne Frank
Autora: Anne Frank
Ano: Edição de 2012
Gênero: Autobiografia, Infanto Juvenil
Páginas: 378
Sinopse: 
“Esta edição é um memorial valioso para a humanidade.”
The Times
“Um dos livros mais importantes do século XX.”
Guardian

12 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. Um retrato da menina por trás do mito.




"O relato pessoal mais emocionante sobre o Holocausto continua surpreendendo e impressionando." (The New York Times Book Review)

Não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro! É exatamente a descrição acima, emocionante, surpreendente e impressionante. "O Diário de Anne Frank" é mais do que um livro. É uma lição de vida, um relato emocionante de um dos períodos mais tristes e degradantes da história da humanidade. Passei a amá-la, e a todo instante eu me pegava pensando “isso é real.




Essa garota existiu”. De repente eu era Kitty (nome que Anne deu a seu diário), sua melhor amiga que sabia absolutamente tudo a seu respeito. Não posso simplesmente dizer que amei o livro, isso seria pouco. Ele despertou em mim a vontade de saber mais a respeito da Segunda Guerra Mundial, me mostrou que toda e qualquer grande decisão afeta a vida de várias pessoas inocentes. Para mim é difícil falar sobre o livro, levando em consideração que gostei muito. Apesar de já saber que Anne não sobreviveria, eu ainda nutria em meu ser uma esperança que não fosse este o seu fim. Ao fechar o livro a sensação de tristeza ficou entalada na minha garganta. Com os olhos cheios de água olhei da janela do metrô para o céu e fiquei pensando na dor e desesperança que a guerra proporcionou, em maioria, aos judeus.

“Cheguei ao ponto em que nem me importo se vivo ou se morro. O mundo vai continuar girando sem mim, e não posso fazer nada para mudar os acontecimentos. Vou deixar que as coisas sigam o seu rumo e me concentrar no estudo e na esperança de que tudo acabe bem.”

Por incrível que pareça, O diário não fala muito sobre os conflitos da guerra, o que se deu por vários motivos: o rádio do Anexo somente pegava uma estação inglesa, as pessoas do Anexo não gostavam de saber as notícias sobre a guerra e todos, sem exceção, pegaram um grande ódio de sua pátria por estar cometendo atos tão cruéis e incompreensíveis. 


Anne faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen em 1945, seis meses antes do fim da guerra, deixando não só um registro histórico da Segunda Guerra, mas também os anseios e sonhos de uma menina-mulher que poderia ter sido uma grande escritora.
“Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheceram. Quero continuar vivendo depois da morte! E é por isso que agradeço tanto a Deus por ter me dado esse dom que posso usar para me desenvolver e para expressar tudo que existe dentro de mim...”.


Beijos da Bia *-*

9 comentários:

  1. Esse livro eu quero ler(comprar tambem rsrs)
    http://voceanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Diário de Anne Frank é uma leitura incrível e indispensável, emocionante relato histórico de um período que não podemos esquecer. Anne contribuiu e muito para a história e para a literatura mundial e o máximo que podemos fazer para agradecê-la e honrá-la com nossa leitura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adoro este livro! É de leitura indispensável, na minha opinião. Também está na lista de livros a fazer review no meu blog. Gostaria de convidá-la a conhecê-lo se tiver vontade e disponibilidade. De qualquer forma, gostaria de avisar que já a estamos a seguir no Blog. Se gostar do nosso, retribua.
    Ficaremos atentas às novidades!
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei essa resenha e senti uma imensa vontade de comprar este livro. Obrigada por escrever a respeito.

    Se puder, visite: http://lydimaquiadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que demais você escrever sobre esse livro. Quero ler, mas ainda não tive a oportunidade. Mas tipo assim, sabe aquele filme 'escritores da liberdade'? então dá uma super vontade de ler. Um dia leio. Adorei o post. :)
    bJUS <3
    http://apartirdos23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive muita vontade de ler este livro, e agora com sua narrativa sobre ele, a vontade parece estar mais forte !
    http://unhasebocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro na época da faculdade, lembro de ter ficado bem tocada com ele....Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Super seguindo!

    ResponderExcluir
  8. Quero tanto ler esse livro, sua resenha me deixou mais animada !

    ResponderExcluir

Olá, se você passou por aqui não deixe de comentar! Sua opnião é muito importante para mim, mas antes de comentar você deverá saber de algumas coisinhas:

♥ Faça comentários educados, comentários mal educados serão excluidos;

♥ Se quiser criticar faça criticas construtivas, respeito é bom e todo mundo gosta;

♥ Se eu não responder o seu comentário tenha certeza que li com muito carinho;

♥ Sinta-se a vontade para colocar o link do seu blog no comentário, mas comentários do tipo 'Segui, segue de volta?' não irei aceitar.

Volte sempre, estarei sempre pronta a te receber!

Beijos, Bia